Formada no início de 2004 em Campos/RJ, a Cântarus surgiu do encontro dos amigos Fabrício Chaves (violão/voz) e Fábio Neves (violão/baixo/voz), com o intuito de tocar músicas de seus artistas prediletos de uma forma acústica e harmoniosa, explorando a sonoridade dos violões e das 2 vozes. Pouco tempo depois, a sonoridade rítmica da bateria foi adicionada ao projeto, compondo definitivamente a identidade da banda.
Em 2011, com a entrada do baterista e vocalista Flávio das Neves, o projeto ganhou ainda mais química, harmonia e versatilidade.
A proposta estética eletro-acústica explora a harmonização de vozes e passeia pelas vertentes do rock, blues, MPB, folk e pop rock, sempre trazendo reflexões de temas do cotidiano e do mundo à nossa volta.
Em suas influências e sempre presente em seus shows, The Beatles, Pearl Jam, Paralamas do Sucesso, Rolling Stones, Barão Vermelho, REM, Mutantes, Cássia Eller, se juntam de maneira homogênea ao trabalho autoral da banda em releituras com bastante personalidade.
O show oferece uma experiência sensorial que proporciona emoção e uma troca direta de energia com o público.
Ao longo de mais de 18 anos de estrada, a banda já teve a oportunidade e o privilégio de dividir o palco abrindo e encerrando shows para grandes nomes do cenário nacional: O Rappa, Capital Inicial, Leoni, Blitz, Humberto Gessinger, Ana Carolina, Suricato, Moveover, Tem Amor, Chico Chico, Marcelo Falcão em carreira solo, Nenhum de Nós e Paralamas do Sucesso turnê de 30 anos.
Em julho de 2023 a Cântarus fez uma Turnê de 30 dias na Itália, passando por 14 cidades e realizando 12 shows em terras italianas, sempre com casas cheias e público super conectado.